quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA (Parte 1)

Como prometido, vou começar minha jornada falando do meu primeiro tratamento no mundo da estética, a Drenagem Linfática Manual. Eu poderia começar, escrevendo sobre quem inventou, há quantos anos ela existe... Mas esse é o tipo de informação que todo mundo pode ter pesquisando no Google. Quero deixar aqui a minha opinião sobre a técnica, se funcionou ou não, ou seja, se vale a pena você investir seu tempo e seu dinheiro. 

Esse tratamento faz por volta de quatro anos que iniciei. Fechei um pacote com dez sessões, duas sessões por semana. Primeiramente a esteticista faz marcações no corpo para que se possa tirar as medidas. Tudo devidamente anotado ela pede pra que deite na maca, com um som ambiente e relaxante ao fundo. Começa massageando bem de leve, pontos estratégicos, onde existem os vasos linfáticos. A partir daí ela começa a massagear todo o corpo com movimentos sempre leves e circulares com o auxílio de um creme redutor. Essa parte é maravilhosa. 

Pra quem pensa que essa técnica é para emagrecimento, está um pouco equivocado. A drenagem auxilia sim na perda de medidas, não porque faz perder peso diretamente, mas sim porque ao estimular os pontos onde existem os vasos linfáticos é proporcionada a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminadas posteriormente. A conseqüência disso é a diminuição do inchaço (que praticamente toda mulher tem um pouco, principalmente depois dos 30 como eu) e a diminuição de medidas de um modo geral. Existem outros bons benefícios trazidos pela drenagem, mas como nosso intuito aqui e focar a estética, vou focar neste. 

Mais ou menos entre a 5ª ou 6ª sessão a esteticista (que no meu caso é fisioterapeuta, devidamente habilitada) anota novamente as medidas pra ver a evolução. Nesse estágio, pelo o que eu me lembre, tinha reduzido por volta de três ou quatro centímetros no geral, mesmo porque não vou lembrar exatamente as medidas de cada região. Além da diminuição de medidas, o bem estar geral que a técnica proporciona é muito visível. Nada de pernas inchadas, ir muito mais ao banheiro (número 1 e 2), fora o relaxamento que é bom demais. Na finalização do tratamento eu lembro que cheguei à marca de cinco ou seis centímetros perdidos no corpo todo só de liquido mandado embora. 

CONCLUSÃO: Drenagem é tudo de bom!!! Ainda hoje, sempre que posso faço uma sessão, não vai haver redução de medidas, mas sempre se tem a harmonização dos líquidos corporais. 

Nenhum tratamento estético é barato, mas no caso da drenagem ainda se consegue fechar um pacote com dez sessões pelo valor de R$ 300,00 em média. 

Vale lembrar que por mais simples que o procedimento aparente ser, sempre deverá ser realizado por profissionais habilitados para isso, que são aqueles com conhecimento e formação em anatomia, fisiologia e fisiopatologia do corpo humano como os fisioterapeutas e os médicos. A drenagem pode ser contra indicada em alguns casos. São eles: Pessoas que possuam infecções agudas, edemas sistêmicos de origem cardíaca, insuficiência cardíaca, hipertensão, diabetes, flebites, tromboses, reações alérgicas agudas, afecções de pele não tratadas, câncer, hipertireoidismo e insuficiência renal dependente de diuréticos ou diálise. Na dúvida sempre procure um médico. 

Postem seus comentários e até o próximo post! 

Grande abraço

2 comentários:

  1. Adorei ler sobre sua experiencia... falou tudo!
    Drenagem linfática é td d bom msm!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu comentário e fico feliz de estar agradando. Minha ideia é compartilhar as informações pra que as pessoas não tenham medo de investir um dinheiro sem saber se terão um retorno. E fora que quando o que fazemos no mundo da estética cumpre o que promete, traz uma sensação maravilhosa. Um grande abraço!! ;-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...