terça-feira, 11 de junho de 2013

BENEFÍCIOS DA HORTELÃ

Holla Crianças, tudo bem por aí? Pra quem não mora aqui em Campo Grande, uma informação importante é que: Faz muito calor. Mesmo agora no outono, que em várias regiões do país já estão todos tirando os casaquinhos dos armários, aqui só cai um pouco a temperatura durante a noite e logo pela manhã. No restante do dia, CALORRRRR!!! Durante todo o ano deve fazer uns 15 dias de frio. Rsrsrsrs. E é por isso que devemos consumir bastante liquido para evitar a desidratação. E quem aqui adora o suco de abacaxi com Hortelã??   O/

Mas você sabe os benefícios que essa folhinha refrescante pode trazer para a gente? Então vem descobrir comigo.

Reprodução

É uma planta originária da Ásia, mas há muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. É também utilizada como planta medicinal.

É uma erva rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. Possui função analgésica (contra as dores de cabeça e cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas dores de dentes); função calmante (combate ao estresse e à depressão e no tratamento da insônia); função cardíaca (ajudando na redução dos níveis de colesterol); função respiratória (os xaropes, feitos a base de hortelã, favorecem a expectoração, tratamento de tosses e problemas de garganta, é antiséptico bucal); função digestiva(ajuda na digestão e combate a flatulência, vermes intestinais e outros problemas do sistema digestivo); função sanguínea (depurando o sangue).
Foto: pimenta-chocolate.blogspot.com

E para a nossa beleza??

Ela tem função cosmética claro!! É um tônico poderoso usado em sabonete e cremes hidrantes; limpeza da pele e no trato de cravos e espinhas. É utilizada também para ajudar no rejuvenescimento da pele e ainda gera um frescor agradável. Possui a função clareadora da pele e, quando é bochechada, deixa o hálito fresco.

Um produtinho bem conhecido que possui hortelã na sua formulação é o meu querido Foot Works da Avon. Já falei dele e adoooroo passar ele nos pés.

Reprodução

Para as moçoilas de pele oleosa, como eu, a aplicação do chá de hortelã forte sob a pele ajuda na diminuição da oleosidade. Para que o tratamento gere bons resultados, é aconselhável que todos os dias após a limpeza do rosto, aplique o chá com a ajuda de um chumaço de algodão, passando-o com movimentos circulares em toda a extensão do rosto de dentro para fora, faça isso pelo menos duas vezes por semana.

Quem tem banheira em casa pode fazer o banho estimulante de hortelã. Para fazê-lo misture 50g de folhas em um litro de água em fogo brando por três minutos, misture a solução na água da banheira e fique bem Diva!!! O banho deve ser tomado preferencialmente pela manhã.

Reprodução

E para finalizar não podemos esquecer que a hortelã ainda é super usada na culinária, não só no suco mas também em molhos e saladas (como o Tabule, veja a receita). Experimente adicionar a hortelã aos seus pratos!! Você vai ver que ela dá um gosto especial.

Foto: Alline Moller

Espero que tenham gostado.



Um grande beijo e até o próximo post!!!





FONTES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...