segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SESI BONECOS DO MUNDO!!

Oi Crianças!! Estou aproveitando o post para trazer o meu lado criança à tona, então venho falar do incrível projeto do SESI que acompanhei neste fim de semana. O Projeto Bonecos do Mundo - Liberdade para os Bonecos em sua edição 2013 passou por Brasília, Campo Grande e vai rumo a Cuiabá levando Diversão, Arte e porque não, Magia para milhares de pessoas.


Sinopse:
Talvez você tenha lembrança da bailarina da caixinha de música. Presa à engrenagem cristalizada, a boneca roda, roda, roda. Sem jamais sair do lugar. Mas se, um dia, a bailarina pudesse fugir desse ciclo de repetição? Se ela pudesse trocar o movimento de dar corda na engrenagem pelas cordas de um marionetista libertário? E se, em vez de rodar na caixinha, ela fosse rodar por todo o Brasil?
Pois é um pouquinho disso que acontece no Sesi Bonecos do Mundo. Não somente bailarinas, mas bonecos palhaços, bonecos gigantes, bonecos acrobatas, bonecos bichos, bonecos velhinhos, bonecos bebês, bonecos de sombra e até bonecos invisíveis podem aparecer para os espectadores de todo o Brasil.
Desde 2004, o festival propõe abrir espaços cada vez maiores para o Teatro de Bonecos. Livres do condicionamento das pequenas salas, marionetes de 145 países j á rodaram por todas as 27 capitais do País, sendo aplaudidas por 2 milhões de pessoas.
E se, mesmo com tantas possibilidades, a tal bailarina sentisse saudade da música da caixinha? Bastava ouvir os Mestres Mamulengueiros. Com zabumba, o triângulo e a sanfona deles, a tristeza passava rapidinho.
Gente!! É incrível, difícil mesmo de descrever. Nada paga ver o olhar brilhando das crianças que nunca viram este tipo de espetáculo e o olhar saudoso dos adultos que tinham isso na infância. Eu particularmente tive um misto de sensações. Até mesmo me emocionei várias vezes.

As apresentações foram no Parque das Nações Indígenas. Local perfeito, com uma estrutura gigantesca, aliada a uma paisagem de tirar o fôlego.

Eu adoro esse lugar!!!
As apresentações começam com uma "parada" de bonecos. As crianças ficam enlouquecidas nessa hora e tem músicas sobre os bonecos e toda uma narração pra todo mundo ficar no clima. Aqui são os "Bonecos Monstros e as Incríveis Torres Andantes"!!




E estes últimos os meus preferidos!!


Essas fotos é só do início da bagaça minha gente. Tem muito mais coisa pra mostrar, então vou dividir em vários posts do mesmo assunto porque penso que é tão difícil termos acesso a um evento desse tipo em Campo Grande que vale a pena mostrar tudo, com várias fotos grandes pra poder ver todos os detalhes.
Quem pode comparecer, com certeza saiu do Parque com a alma mais leve. E quem não pode, nos acompanhe aqui!!!

Um grande beijo e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...